Lana Moreira: Barbie sonho encantado

Barbie sonho encantado

Já falamos que está rolando uma exposição itinerante no  Rio Design Barra (aqui) hoje vou falar um pouco mais sobre a exposição e como ela está dividida!
Vamos viajar pelo mundo Barbie e conhecer um pouco mais sobre a exposição.

 Mostra inédita no Estado do Rio de Janeiro exibe centenas de bonecas e também celebra os 50 anos do Ken
Em homenagem a um dos maiores ícones fashion mundial, que inspira crianças e adultos por gerações, o Rio Design Barra traz ao Rio de Janeiro o “Museu Encantado Barbie”. Aberta ao público a partir de 01 de julho, a exposição conta com 480 raros bonecos do acervo do colecionador Carlos Keffer expostos na Praça Central de Eventos, no piso térreo do shopping. Entre as raridades que serão exibidas, o exemplar original da Barbie Número 1, lançado em 1959 e único no Brasil, e 15 criações exclusivas de estilistas do Rio Design.
Barbie & Ken, Vintage, Fashion, Luxo, Celebridades, Black Barbie, Volta ao Mundo e Deusas. Esses são os oito ambientes temáticos, onde o público poderá conhecer cada fase da boneca, que terá modelos inéditos na exposição. As grifes Farm, Juliana Faro, BobStore, Blue Man, Cavendish, Salinas, Folic, Totem, Shop 126, Fábula, Bisi, Patachou, Miss Zaide, Check List e Leeloo criaram looks especialmente para ela. Ao final do percurso, uma brinquedoteca repleta de atividades terá atrações para meninas e meninos se divertirem.
Esta viagem cheia de diversão e encantamento traz um rico conteúdo cultural. Barbie sempre soube se adaptar aos novos tempos: em cada década ganhou rosto novo, cortes variados de cabelo, corpo diferente e um guarda-roupa inovador. Assim, tornou-se importante objeto de pesquisa ao revelar as tendências de moda, os padrões de beleza e de comportamento da sociedade.

Barbie & Ken
Em comemoração aos 50 anos do Ken, dezenas de casais de bonecos Barbie & Ken revelam a força do amor e da amizade entre ambos. O visitante pode conhecer em detalhes a história de um dos casais mais famosos de todos os tempos.
Nesses 50 anos, Ken se reinventou: seguiu novas tendências de moda e comportamento e acompanhou as transformações de Barbie. Próximo ou longe, ele sempre esteve no coração de Barbie. Após o rompimento do casal em 2004, o boneco continuou a fazer parte do ciclo de amigos da boneca. Agora, em 2011, ela diz “sim” e eles voltam a ficar juntos.
Além do casal mais high-tech Barbie Video Girl e Ken Fala Comigo, recentes lançamentos da Mattel, figuram entre os destaques personagens clássicos da literatura, do cinema e da TV: Romeu & Julieta, Rei Arthur & Guinevére, Rhett Butler & Scarlett O’Hara de “E o Vento Levou”, Speed Racer & Trixie, Fox Mulder & Dana Scully de “Arquivo X” e Edward & Bella da série “Crepúsculo”. As principais transformações de Ken estão presentes: o exemplar original do boneco de 1961, o primeiro Ken que fala de 1968, o primeiro Ken hippie de 1971, o primeiro Ken de cabelo comprido de 1972, o primeiro Ken étnico de 1978, do primeiro Ken com brinco de 1992.

Vintage
O espaço será uma homenagem as primeiras Barbies, lançadas entre 1959 e 1972, e apresentam originais de época e reproduções comemorativas. O primoroso trabalho na produção dessas bonecas, desde o penteado e a maquiagem, até os trajes utilizados, chamam atenção de colecionadores do mundo todo. Grande parte dos modelos foram desenvolvidos inspirados na alta-costura francesa, em peças de estilistas renomados como Coco Chanel, Christian Dior e Jacques Fath. Uma vitrine especial celebra a chegada da Era Mod, no fim dos anos 1960, com roupas que seguem as linhas dos estilistas Paco Rabanne e Mary Quant.

Fashion
A Barbie costuma acompanhar as tendências de comportamento e novidades do mundo da moda de seu tempo. Tal versatilidade, aliada ao glamour e elegância da personagem, garante a apresentação fiel do mundo fashion nos últimos 60 anos.
As mais marcantes transformações dos padrões de beleza são sublinhadas nesta exposição, em um desfile inesquecível pela história da moda. Detalhes das roupas, comportamentos e movimentos culturais de diversas épocas podem ser admirados, em uma oportunidade de contato com criações de estilistas consagrados como Givenchy, Versace, Georgio Armani, Calvin Klein, Ralph Lauren e Diane von Furstenberg, entre outros. Os brasileiros Conrado Segreto, Walter Rodrigues, Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura e Dudu Bertholini também integram a lista de grandes nomes que assinam as coleções das bonecas.
Os frequentadores do Rio Design Barra ainda poderão conferir com exclusividade a Barbie Christian Louboutin, criação do estilista de sapatos mais querido das atrizes de Hollywood. Uma vitrine especial traz bonecas vestidas de noivas com modelos das experts Vera Wang e Carolina Herrera.

Luxo
Uma sofisticada coleção foi lançada na virada do milênio, denominada “Fashion Model Collection”. O primeiro rosto da Barbie foi resgatado, mas em novo material e corpo diferenciado. Chamado de Silkstone, a matéria-prima é descrita como uma combinação de vinil mais duradouro com acabamento de porcelana mais resistente.
Os trajes usados por Barbie buscam inspiração na alta-costura dos anos 1950 e são assinados pelo estilista americano Robert Best. Penteados e acessórios foram cuidadosamente elaborados para esta coleção, que possui número limitado de exemplares de bonecas e se tornou com o passar dos anos objeto de desejo de colecionadores ao redor do globo. Como destaque, a vitrine de profissões com a linha completa de carreiras da coleção “Fashion Model”. Entre elas, estilista, editora de moda, artista plástica, bailarina, secretária, professora e enfermeira.

Celebridades
Clássicos do cinema e inesquecíveis seriados de televisão são revisitados por Barbie e seu eterno namorado. O casal celebra personagens que fazem parte da memória de várias gerações. Homenageia também as atrizes e os atores por trás das personagens mais famosas do cinema, além de cantoras e cantores. Em alguns momentos, chegam a ganhar moldes de rostos inéditos para reproduzir fielmente seus traços.
Destacam-se a Barbie Olivia Newton-John em Grease, Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo e Kate Winsley em Titanic. A coleção “Damas dos Anos 80”, muito cobiçada entre colecionadores, está sendo exposta completa: Barbie Cindy Lauper, Barbie Joan Jett, Barbie Debbie Harry (Blondie) e Barbie Jennifer Beals (Flashdance).

Black Barbie
Uma impressionante homenagem às bonecas da família Barbie que incorporaram a beleza negra através dos tempos. Nos anos 1960 foi lançada Francie, a primeira versão negra da prima de Barbie e Christie, sua primeira amiga negra, que viria a se tornar uma de suas melhores amigas, sua confidente e parceira de todos os momentos. A primeira Black Barbie surge em 1980, com traje criado pela estilista negra Kitty Black Perkins, pronta para arrasar nas discotecas do momento.
A partir daí, elas se tornam um caminho natural para a diversidade. São lançadas versões negras em inúmeras linhas, celebrando as profissões, a história da moda e mundo de sonhos e fantasia.
Como destaques, o exemplar original da primeira Black Barbie (de 1980) e a Barbie Alvin Ailey, uma edição comemorativa dos 50 anos de uma das mais premiadas companhias de dança moderna, a Companhia Alvin Ailey.

Deusas
Barbie presta homenagem a deusas que foram cultuadas no Egito e na Grécia durante a Antiguidade. Rainhas adoradas dos quatro cantos do planeta também fazem parte de uma grande celebração ao poder e a força da mulher por meio da história. Com amplos vestidos e os costumes de uma era passada, as bonecas incorporam os sonhos de um mundo de fantasia e magia que remete aos contos de fadas. Um mundo onde tudo é possível de se realizar.
Entre os destaques, a Barbie Cleópatra (que reproduz fielmente os traços da atriz Elizabeth Taylor), a Barbie Maria Antonieta (tal qual vestida em seu exuberante vestido rococó azul de laços e fitas) e a chinesa Imperatriz do Florescer Dourado (de uma edição ultra-limitada a 4.700 exemplares).

Volta ao Mundo
Desde 1980, com o surgimento da coleção “Bonecas do Mundo”, Barbie tem homenageado culturas e países de todos os continentes. A boneca mais admirada do mundo aparece neste grupo temático com roupas típicas orientais, européias, africanas e brasileiras para celebrar a riqueza cultural de nosso planeta. Seus figurinos e penteados reproduzem com fidelidade os trajes usados em ocasiões especiais, como festas comemorativas, celebrações ou rituais religiosos.

Brinquedoteca Barbie & Ken
As crianças podem brincar na Brinquedoteca Barbie & Ken, vivenciando suas fantasias com bonecas, acessórios, casas e carros em miniatura. O espaço proporciona diversão para meninas e meninos. As meninas podem se divertir com laptops da Barbie, dezenas de bonecas Barbie e bonecos Ken, roupinhas e acessórios, casas completas e móveis diversos. Os meninos vão adorar brincar com os laptops Hot Wheels, bonecos Max Steel, pistas de corrida e carrinhos Hot Wheels.
Sobre o curador
O colecionador paulista Carlos Keffer possui um dos maiores e mais valiosos acervos da família Barbie do Brasil, contando atualmente com mais de 850 raros exemplares. Em parceria com o fotógrafo Ricardo Schetty, Keffer realiza exposições itinerantes pelo país que já foram vistas por mais de 10 milhões de pessoas, desde 2002.

Sobre a Barbie – www.barbie.com.br
Barbie foi criada em 1959 pela americana Ruth Handler, co-fundadora da fábrica de brinquedos Mattel, que percebeu que sua filha Bárbara, cujo apelido era Barbie, gostava de brincar com bonecas de papel, que trocavam de roupa. Até então, todas as bonecas tinham aparência de bebês e a de papel era uma das únicas que tinha a feição mais próxima de uma adolescente. Quando foi lançada, foi definida como a “modelo teenager vestida na última moda”. Hoje, Barbie é reconhecida como uma das marcas mais fortes de todos os tempos e ainda ícone fashion mundial. Como toda diva, a partir dos anos 90, estilistas famosos vestiram a boneca em várias ocasiões. Fazem parte desse grupo nomes como: Christian Dior, Chanel, Versace, Givenchy, Carolina Herrera, Donna Karan, Giorgio Armani e Alexandre Herchcovitch. Clássicos do cinema, teatro e TV também ganharam bonecas Barbie caracterizadas com seus personagens mais famosos, entre eles: Romeu e Julieta, O Mágico de Oz e Star Trek, além de musas como: Marilyn Monroe, Andrey Hepburn, Elizabeth Taylor e Vivien Leigh. Por cinco décadas, a boneca tem inspirado garotas de todas as idades a sonhar, “viajar” e descobrir que, brincando, elas podem ser o que quiserem. O estilo de vida da boneca, que já virou personalidade, sempre fez com que ela fosse popular entre crianças e adultos. Em 50 anos, ela já teve mais de 100 profissões, todas retratando aspectos da cultura e da sociedade de suas épocas. Alguns exemplos emblemáticos são: Barbie astronauta (1965); Barbie médica cirurgiã (1973); Barbie negra (1980) e Barbie presidente dos EUA (1992).

Sobre o Ken
Conhecido oficialmente como namorado da Barbie, Ken Carson foi criado pelo casal Ruth e Elliott Handler, em 1961. A primeira versão do boneco vestia sunga de banho vermelha, chinelos e carregava uma toalha amarela nas mãos – traje ideal para acompanhar a Barbie na praia. No mesmo ano de sua criação, o encontro entre o casal de bonecos mais famoso do mundo aconteceu no set de gravação do primeiro comercial que fizeram juntos para TV. Nas últimas cinco décadas, Ken consolidou sua imagem de homem bonito, cavalheiro, bom amigo, confiante e descontraído. De empresário a atleta olímpico, piloto, tenista ou dançarino, o boneco se tornou o “namorado perfeito para todas as ocasiões”. Ken também ganhou versões emblemáticas como o “Sunsational Malibu Ken” - primeiro Ken afro-americano (1981) e o boneco inspirado no seriado de TV mais visto no mundo, “Baywatch” (1994). No verão de 2010, Ken estreou ao lado da Barbie nas grandes telas no filme Toy Story 3, que incluiu mais de 50 trocas de figurino.

Serviço Museu Encantado da Barbie:
De 1 a 31 de julho no Rio Design Barra
(Av. das Américas, 7.777 – Praça Central - 1º piso / Tel. 2430-3024).
Entrada Franca.
Horário de Funcionamento do Museu: de segunda a sábado das 10h às 22h e domingos das 13h às 21h.
Horário de Funcionamento da Brinquedoteca: de segunda a sexta das 14h às 20h, sábados das 11h às 21h e domingos das 14h às 21h.

SAC Mattel – 0800 550780

Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

❤ Obrigado por deixar sua opinião!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *