Lana Moreira: Melissa Academy - Outono/Inverno 2011

Melissa Academy - Outono/Inverno 2011

É o mais novo projeto da marca que  visa  estimular o interesse e a criatividade dos futuros profissionais em design no mundo. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de novas formas de pensar, trabalhar e criar com o plástico, além de desenvolver uma curadoria de design para aproximar o grande público das novidades que estão sendo lançadas na área.
Edson Matsuo, gerente do departamento de pesquisa e desenvolvimento de produtos da Grendene, foi o criador do projeto, que teve como primeira parceira a renomada Escola Superior de Arte e Design de Genebra (Haute Ecole D’art Et Design), a Head Gèneve. “O tema principal não era projetar um sapato, e sim um walking object e um body accessory. Foi uma experiência fantástica, 24 alunos, de várias nacionalidades, dos cursos de design de moda e jóias que produziram excelentes interpretações para o que lhes foi proposto;” afirmou Edson Matsuo que, ao lado de Fernando Mascaro, consultor de design sustentável da Melissa e dos professores da instituição, ministrou workshops e aulas para os participantes.
Ao final do curso, os estudantes criam modelos super contemporâneos e muito espirituosos a partir de matrizes já existentes.  Os três modelos finalistas do “desafio/concurso” aparecem numa edição limitada, na coleção de Inverno 2011 da Melissa, e serão vendidos a partir de abril, na Galeria Melissa e na loja virtual da marca.

Modelos finalistas

  1. Melissa Academy Eclosion + Head Gèneve: criada por Marine Stampfli, foi inspirada nas lembranças de infância da estudante, que gostava muito de brinquedos de montar e criar colares com flores. O resultado é um modelo que também pode ter a co-criação das consumidoras, já que as delicadas flores se encaixam e formam diversas opções de rasteirinha.
  2. Melissa Academy Metamorphose + Head Gèneve: foi criada por Morgane Ribeyrolles, uma das finalistas do concurso, e teve como inspiração as estrelas que aparecem na bandeira brasileira, representando os estados da federação. Cada estrela se tornou um círculo que, quando encaixado um ao outro, forma um módulo. Desta forma, as clientes da marca poderão escolher o volume que querem no acessório.
  3. Melissa Academy Duck + Head Gèneve: foi criada por Julie Simon, que teve como inspiração um ícone do plástico e do divertimento que são os pequenos patos de banheira, com os quais costumava brincar na infância. Depois de algumas tentativas, Julie encontrou seu modelo perfeito: um sapato de boneca, com um detalhe muito irreverente – o salto em forma de pato.

Para a edição de Inverno 2011 do Fashion Rio, o diretor da Head Gèneve, Bertrand Maréchal virá acompanhado de  suas  alunas: Julie Simon, Marine Stampfli, Morgane Ribeyrolles para a exposição das Melissas de suas pupilas e mesa redonda com o tema Academia Colaborativa.
O debate marca o lançamento do projeto Melissa Academy no Brasil, anuncia as futuras instituições de ensino parceiras, como a Unisinos e o Senai. Estarão presentes: Edson Matsuo, Fernando Mascaro, Paulo Borges, diretor criativo do Fashion Rio e do SPFW; Prof. Dr. Rodolfo Capeto, diretor da Esdi – Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro – próxima instituição a receber o projeto Melissa Academy. Além das professoras: Dra. Paula Visoná, coordenadora do Curso de Design da UNISINOS, e Dra. Fabiana Luna, coordenadora de estratégia e mercado do SENAI – CETIQT. Os participantes serão mediados por Erika Palomino, consultora e jornalista de moda.


FOOTBOOK Melissa Academy


Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

❤ Obrigado por deixar sua opinião!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *